Gravador Serial Universal para microcontroladores PIC

Para gravação dos microcontroladores sabemos que é necessário um hardware específico que faz a conexão entre o Computador e a placa de desenvolvimento, desse modo existem alguns circuitos que podem ser facilmente encontrados na internet que permitem a gravação de microcontroladores de forma simples e rápida. Nessa postagem mostro como é possível construir um gravador Universal auto - alimentado pela porta serial e que pode gravar os microcontroladores da família PIC. Segue o diagrama do circuito feito no EAGLE.

HARDWARE: Os microcontroladores PIC para que sejam programados utilizam uma técnica de gravação chamada de ICSP, essa técnica utiliza basicamente três pinos além da alimentação normal SDA (PGD), SCL (PGC) e VPP.

ATENÇÃO: Os pinos de gravação do PIC são diferentes dos pinos de comunicação serial, observe no datasheet quem corresponde ao pino PGD e PGC do PIC utilizado.

O pino VPP é responsável por colocar o microcontrolador em estado de programação, enquanto que o SCL é o responsável pelo sincronismo entre o microcontrolador e o PC via clock e o SDA pela transferência de dados entre ambos. Esses pinos variam de microcontrolador para microcontrolador, isso pode ser percebido através da leitura dos datasheets dos PICs utilizados.

Em meu caso utilizei um PIC18F2550 em que o SDA é o pino 28 o VPP é o 1 e o SCL o pino 27. Esse processo de gravação necessita de uma tensão de programação, que de acordo com o documento Memory Programming Specification da Microchip é de 13V com tolerância de +5V. Sendo assim podemos extrair essa tensão da porta serial de um computador e assim realizar a gravação do PIC.

Em casos em que a tensão da porta não alcance os 13V é possível adicionar uma fonte externa de 12V ao circuito. O conector X1 consta de um conector DB9 fêmea e o diodo 1N4742 pode ser de 500mW ou de 1W.

SOFTWARE: Para realizar o teste deste circuito foi utilizado o conhecido ICPROG rodando no Windows XP, o ICPROG que pode ser baixado gratuitamente pelo link ICPROG.
Assim que o software é iniciado o ICPROG pede que seja feita a configuração inicial, onde se configura o nome da porta serial (COM1, COM2...), para que haja uma comunicação bem sucedida deve estar marcado a opção "windows API".

Após fazer isso o software estará pronto para transferir seu arquivo compilado ".HEX" para o microcontrolador através desse gravador.


Com esta postagem espero ter ajudado a povoar a internet com mais um artigo que fala a respeito de como gravar os microcontroladores da família PIC.

Em breve estarei publicando novos conhecimentos acerca de mais experiências realizadas com microcontroladores PIC!

Postagens mais visitadas